QUADRA POLIESPORTIVA
De trave a trave (gol a gol) sua medida é 18 metros de comprimento. Sua largura é 8 metros de antena a antena. Com Zona de Saque: 12 metros de comprimento por 6.80 metros de largura.
ESPAÇO FÍSICO DA QUADRA
a- Área de gol - 2 metros x 2.70 metros = 5.40 metros x 2 = 10.80 metros
b- Área de jogo (trave a trave) - 18 metros x 8 metros = 112 metros , com Total: 122.80 ms quadrados
c- piso: cimento, madeira, sintético, saibro e areia (apilada)
AS TRAVES (GOLS)
Formato cilíndrico. Duas polegadas e meia. Medidas: um metro de altura a partir do piso e medindo na parte de baixo do travessão sua largura de 2.70metros - interno. Com Peso mínimo 35 kgm e Material: ferro ou aço.
ANTENA
a - Na segunda tentativa da cobrança do saque se a bola tocar na "antena", o jogador perde a posse de bola e será creditado ponto ao adversário.
b - Proibido o toque na "antena" durante o jogo ou durante a cobrança de saque
c - As antenas é fixada na rede central que divide o campo de jogo. E sua altura deve ser de três metros a partir do piso.
LINHAS DEMARCATÓRIAS
Sempre na medida de seis (6) centimetros / Nas cores branco ou vermelho.
2º - REGRA - BOLA DE FUTEBOL DE CAMPO
Bola de couro ou material sintético peso 360 kgm a 390 kgm, semelhante ao futebol de campo.
3º - UNIFORME
É obrigatória a utilização de uniformes iguais em jogos por equipe e as camisas devem estar numeradas. Modelo: Em jogos oficiais, fica proibido camisa regata.
4º - ARBIRAGEM
a - Para a arbitragem do fute-tênis será necessário 1 árbitro de rede mais dois auxiliares.
b - Os auxiliares deverão visualizar as bolas laterais e de fundo; três toques por um jogador ou uso de braços mão será marcado falta técnica.
c - Necessário a utilização de quatro gandulas um em cada fundo de quadra e dois ao centro da rede.
FALTA TÉCNICA
O jogador receberá cartão amarelo, perde a posse de bola e credita pontos ao adversário.
Na segunda reclamação o jogador recebe cartão vermelho e é expulso do jogo sua equipe sofre uma penalidade máxima.
Em caso de expulsão o jogador é substituído por reservas. Na ausência de reservas o jogo é encerrado e a vitória e do adversário.
5º - ATLETAS
a - O fute-tênis é praticado de forma individual ou em duplas
b - Em jogos individuais ou na ausência do jogador em caso de contusão, expulsão ou "WO" será creditado vitória ao adversário.
c - Equipes; (duplas) podendo inscrever até quatro atletas mais o treinador.
d - Os treinadores poderão fazer as substituições sempre a cada início de game, salvos em caso de contusão e expulsão.
e - O jogador expulso deverá de forma obrigatória deixar as dependências da quadra e poderá ou não retornar na segunda partida, dependendo do regulamento de cada competição.
6º - DURACÃO DA PARTIDA
a - Sua contagem é feita por setes e games. Cada erro cometido equivale a 15 pontos
15 - 30 - 45 - 60 = (1 game)
5 GAMES = (1 sete)
2 SETES = (Término do jogo)
Melhor de três setes e melhor de 9 games.
b - GOL
a - Credita 30 pontos a equipe.
b - Podendo ocorrer no saque, durante o jogo ou na cobrança de pênalti.
Obs. Uma partida leva em média de 45 a 50 minutos
7º - SAQUE
a - Para dar início ao jogo, o jogador deverá posicionar a bola na "área de saque" nos quatro cantos da quadra (área verde).
b - A bola deverá estar parada e com apenas um chute o jogador deverá lançá-la por cima da rede tendo a obrigatoriedade de cair na "zona de saque" (zona amarela).
c - Tendo direito de até duas tentativas.
d - Caso venha a desperdiçar as duas chances o jogador credita pontos ao adversário e perde a posse de bola.
e - Se no saque ou durante o jogo a bola tocar na rede (queimar) e ultrapassar o campo adversário, a jogada deve dar continuidade.
f - Durante o saque todos os jogadores deverão obrigatoriamente se posicionar fora da zona de saque.
g - Na cobrança do saque o jogador para recepcionar a bola deverá de forma obrigatória, esperar que a bola toque na zona de saque para devolvê-la com um ou até dois toques no Máximo.
h - Na recepção do saque, o jogador deverá esperar o toque da bola primeiramente na zona de saque.Caso contrário, cometerá uma falta e serão creditados pontos ao adversário.
i - Caso a bola toque na "antena" na segunda cobrança de saque e durante o jogo, será creditados pontos ao adversário e perde a posse de bola.
j - Se na cobrança do saque a bola tocar de forma legal na zona de saque e entrar no gol, o mesmo será válido.
k - É proibido sacar diretamente ao gol.
l - Uma vez efetuado o saque corretamente, os jogadores, poderão explorar toda a área de campo.
m - O jogador que sacou e fez o ponto posteriormente, o mesmo continua sacando.
n - Quando girar o serviço, quem estava sacando deixa de sacar.
8º - RECEPÇÃO
a - Na recepção do saque, todos os jogadores deverão se posicionar fora da zona de saque. (área amarela da quadra ou quadrado interno).
b - Após a cobrança do saques o receptor poderá devolver a bola com um toque no corpo ou até com dois toques no máximo.
c - Em caso de jogos em duplas a regra é a mesma. Apenas o acréscimo de mais toque por equipe(três toques).
d - Em caso de jogos em duplas não há a obrigatoriedade de troca de passes.
e - Fica proibido três toques na bola por apenas um jogador. Caso aconteça isto será creditado ponto ao adversário.
f - Em caso de toque na bola com uso de braços e mãos o infrator sofre uma penalidade.
9º - BOLA NA TRAVE
a - No saque ou durante o jogo se a bola tocar na quadra e posteriormente tocar na trave adversária, os adversários deverão devolver a bola imediatamente sem que a mesma volte a tocar na quadra.
b - Se o jogador chutar a bola diretamente na trave adversária e a mesma ir para fora do campo, certamente o ponto será do adversário.
c - Nesta mesma situação se a bola cair no campo a jogada deverá ter continuidade.
d - Porém, se a bola for chutada diretamente na trave adversária o jogador não precisa esperar que á mesma toque o solo para devolvê-la.
10º - INVASÃO
a - Será considerado invasão tanto o toque do corpo do jogador na rede quanto a ultrapassagem de qualquer parte do para o campo adversário.
b - Se o jogador tocar a rede, será considerado invasão e os pontos serão creditados ao adversário.
c - Durante o jogo se a bola for chutada na rede e o mesmo jogador devolvê-la sem deixá-la cair na quadra, a jogada deverá ter continuar.
11º - PENALIDADE MÁXIMA
Duas possibilidades de ocorrer
a - O uso de braços e mãos. Sempre que usá-los o jogador sofrerá uma penalidade.
b - Falta técnica na segunda reclamação (cartão vermelho).
c - O pênalti é cobrado de um lado da quadra em direção ao campo adversário. podendo ser direto ou pingar na quadra adversária quantas vezes for necessária, até a finalização, ou seja, o gol.
d - No momento da cobrança do pênalti os adversários deverão posicionar-se longe das metas (gols), dirigindo-se as referidas marcas indicadas, dando assim ampla visualização para o cobrador do pênalti.Os mesmos deverão esperar o desenrolar da jogada.
e - O batedor tem apenas uma tentativa, caso erre a cobrança o jogador perde a posse de bola. Neste caso não vale pontos.
f - Convertendo o gol, será creditados pontos e sua equipe continua sacando.
g - Pênalti convertido é "gol" portanto vale 30 pontos.